sábado, 18 de abril de 2020




Em 1980 Bob Marley veio ao Brasil mas não pôde cantar.

Seu visto de trabalho foi negado e o motivo até hoje não é muito claro, mas certamente a ditadura enfraquecida temia ruir de vez com o possível show do poderoso cantor jamaicano.

Sem a possibilidade de subir no palco, Bob fez o que mais gostava quando não estava nele, disputou uma partida de futebol!

No Rio de Janeiro o jogo galático contou com outros grandes como Jacob Miller do lado jamaicano e Chico Buarque do brasileiro.

Além do imortal novo baiano Moraes Moreira.

Moreira que nos deixou esta semana foi um dos músicos que mais teve contato com a lenda caribenha. Além da partida, o acompanhou na noite carioca.

Aqui um registro dessa dupla que, apesar de não estar mais neste plano fisicamente, são imortais em suas obras.

Obrigado, Bob. Obrigado, Moraes.




quinta-feira, 16 de abril de 2020

One Love - A Gente Vai Ficar Bem

A banda Ponto de Equilibrio reuniu artistas de diferentes países, diferentes gerações, em uma só canção, um só coração, em um dos maiores clássicos do eterno Bob Marley: One Love. A banda Ponto de Equilíbrio convidou diversos artistas para que, cada um na sua casa, cantem para que todas as pessoas permaneçam unidas, em suas casas, em um só amor, como nos ensinou Bob, para resistirmos juntos, certos que a gente vai ficar bem. #agentevaificarbem
Abaixo segue uma lista de iniciativas que estão recebendo doações para o combate ao COVID-19. CUFA: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/a... Ação da Cidadania : https://www.acaodacidadania.com.br/ Supera Fortaleza: https://www.kickante.com.br/campanhas... Hospital São Paulo : https://www.unifesp.br/doehsp Uma Rede Por Todos (Bahia): https://redeglobo.globo.com/redebahia... Vakinha Backstage: https://www.vaquinhabackstage.com/ Participaram dessa campanha: Gabriel o Pensador Marcelo Falcão Fernanda Abreu Margareth Menezes Toni Garrido Rodrigo Suricato Thiago Ventura 3030 Andru Donald’s (Jamaica) Tales (Banda Maneva) Tati Portella Priscila Tossan Viegas Fuze Luiz Carlinhos Braza Quique Neira (Chile) Nestor (Banda Nonpalidece Argentina) Zé Ricardo Sine Calmon Newtone (Porto Rico) Rodrigo Picollo (Banda Mato seco) Tati Veras (Banda Raiz do Sana) Kuky Junior Dread Adonai André Sampaio Lourena Edu Sattajah Jahbass Kafe Dirigido por Márcio Sampaio Realização: Kilimanjaro e Ponto de Equilíbrio Idealização : Afonso Carvalho Edição e finalização: Jonas Matosso Produção musical: Blessed Estúdio Mixagem e Masterização : Thiago JahBass Produção executiva: Pedro Ivo Cardoso e Tiago Caetano Assistente de Produção: Bruno Massena Legendas: Miguel Leal

Live Edson Gomes




Se é pra falar de consciência e resistência, é hora da música que sempre marcou presença - O REGGAE!
Numa homenagem a todos os trabalhadores, guerreiros que movimentam o nosso país, o dia 1º de maio de 2020 será especial. Vocês pediram e iremos transmitir uma LIVE com o grande Rei do Reggae Nacional - EDSON GOMES!
Música para elevar nossa energia e nos fazer refletir sobre o momento para sairmos fortalecidos lá na frente. Inscreva-se no canal oficial youtube.com/oficialedsongomes
O Encontro está marcado, massa regueira! 1º de maio, às 18h! Preparem seus capacetes. 

Quarentena: Banda Mato Seco disponibiliza seus álbuns e DVD de forma gratuita na internet



Para quem quer relaxar nessa quarentena ouvindo música de qualidade, a banda de reggae Mato Seco, disponibiliza de forma gratuita seus 3 álbuns para download na internet. Com mensagens positivas de conotações políticas e sociais, a banda se dedica a disseminar a filosofia do bem e da justiça em suas canções.
Os álbuns Mato Seco de 2006, Seco Mas Não Morto de 2009, e Seco e Ainda Vivo de 2013, são a essência dos artistas e representam o melhor do reggae roots nacional.
Para fazer o donwload, basta acessar o site Mato Seco.
Além desse conteúdo, a banda disponibiliza na integra seu DVD Pronto A botar Fogo, lançado em 2017, em seu canal no Youtube.
Com quase 4 milhões de visualizações o Marley Experience, tributo gravado pelo Mato Seco em homenagem a Bob Marley, também está aberto no canal da banda no Youtube.
“O Mato sempre disponibilizou sua arte de forma gratuita na internet, e diante dessa pandemia de coronavírus onde a recomendação é ficar em casa, nada melhor que reforçar que temos muito conteúdo bacana e de graça para entreter o público”. Conta o vocalista Rodrigo Piccolo.
Além de todos os conteúdos gratuitos, a banda também já dispõe do mais recente single, feito em parceria com o rapper Rapadura, chamado “Levante Popular”.

Sobre a Banda Mato Seco

O Mato é um dos maiores destaques no cenário do reggae brasileiro, formada por: Rodrigo Piccolo (vocal e guitarra), Eric Oliveira (guitarra), Osvaldo Ciziniaukas Jr. (contrabaixo), João Paz (órgão e piano), Tiago Rezende (bateria), Carlos Eduardo Gonçalves (percussão e voz) e Mauro Peres (percussão e voz), contagia milhares de fãs por onde passa.
Com letras que falam de amor, paz, resistência, e a luta das minorias por direitos, o Mato consegue tocar no íntimo de seus ouvintes que refletem sobre situações do cotidiano, gerando de cara uma identificação pessoal.
Fonte: Gerson Junior site: https://www.nsctotal.com.br

quarta-feira, 15 de abril de 2020

10 curiosidades sobre a cultura Rastafári que você precisa conhecer




Muitos dos sistemas das primeiras crenças Rastafári foram centrados em torno de profecias bíblicas. O movimento Rastafári pode ser visto como uma religião nascida nas áreas mais pobres da Jamaica, por volta dos anos 1920 e 30, profundamente enraizada e centrada em torno de repatriação, afrocentrismo, limpeza espiritual e não-violência. Relacionamos aqui 10 curiosidades a respeito da cultura Rastafári. Confira! 




1. As cores Rastafári




Verde, vermelho, amarelo e preto são as cores oficiais da cutura Rastafári e representam tanto valores materiais como espirituais. O verde significa a vida da vegetação africana, o vermelho significa o sangue e o martírio, o amarelo a riqueza e a prosperidade africana e o preto representa o povo. 





2. Fumar maconha não é tudo




Muita gente se sente atraída pela ideia de se tornar um Rastafári para ter uma desculpa para fumar maconha. Mas isso é opcional na cultura e não é uma prática essencial para a crença. 





3. Dieta especial





A dieta Rastafári é focada em alimentos naturais que são benéficos para a saúde. Carne vermelha e alimentos processados estão fora de cogitação, eles acreditam que esses alimentos apodrecem o corpo. 





4. Não os chamem de "Rastafarianos"





Eles não gostam de ser chamados de rastafarianos, pois acreditam que os termos “rastafarianos” e “rastafarianismo” representam a forma que o sistema corrupto e babilônico opressor se refere a eles. Eles são apenas Rastafári e ponto. 





5. Seu corpo é seu templo





Os Rastafári acreditam que seu corpo é seu templo e você precisa cuidar dele. Esse é o motivo pelo qual eles cultivam longos dreadlocks que crescem de forma natural, não usam nada que não seja de origem natural, como tinturas e outras químicas, não bebem álcool e não se tatuam.




6. A Babilônia





O movimento Rastafári se originou na África, onde onde negros eram escravizados e forçados a trabalhar. A Babilônia é o sistema onde o homem explora o homem, o capitalismo, o preconceito com os negros e tudo que oprime o povo. Essa é a razão pela qua eles ignoram o estilo de pensar dos ocidentais, que para eles é a Babilônia. 




7. O visão do paraíso é inspirado na África





As crenças Rastafári são muito baseadas na bíblia, mas eles acreditam em outra visão do paraíso e não é na vida após a morte, é aqui e agora. A África, referida como Zion, é o paraíso que eles imaginam na Terra, de onde eles vêm, a terra da liberdade. 





8. Eles possuem dialeto próprio





Uma divisão do dialeto creolo jamaicano conhecido como Lyaric é uma de suas marcas registradas. O idioma inglês foi desenvolvido e modificado pelos escravos africanos que foram levados para a Jamaica. 





9. Haile Selassie representa a segunda vinda de Cristo





Tido como o centro da filosofia Rastafari, no início de 1900, Marcus Garvey, fundador do Rastafári, profetizou que um novo rei negro viria em breve para a África. Pouco depois, este novo rei etíope foi coroado e visto como Jesus. 





10. Grounation Day (21 de Abril)





O dia 21 de Abril tem um significado para o povo Rastafári, é um dos dias sagrados mais importantes da cultura. Foi o dia em que Haile Selassie visitou a Jamaica, as pessoas acreditavam que ele foi para encontra-los. O dia é celebrado como uma honra a sua visita em 1966.





A publicação original é do site lombra.com.br

Dançarinos Dançando “Is This Love” de Bob Marley como um casal de velhinhos



A melhor coreografia de dança que você vai ver hoje, realizada por Keone e Mariel Madrid na oficina Urban Dance Camp na Alemanha. Em geral não se espera muito de um casal de cabelos grisalho e óculos grossos, mas seus passos de dança levantaram a plateia ao som de Bob Marley e as promessas de amor por todos os dias e noites ("I wanna love you every day and every night...") contidas em “Is This Love”.


Apesar de sua aparência, estes dois são, na verdade, cerca de cinquenta a sessenta anos mais jovens do que parecem. Keo
ne e Mariel Madrid são um casal recém-casado, cujo amor um pelo outro é claramente demonstrado através de sua rotina de dança.


“É o sentimento”: Bob Marley e uma entrevista histórica sobre o segredo do Reggae

"Muitos músicos sabem o que é o Reggae, mas não 
conseguem fazê-lo", falou o lendário cantor


Não há maior referência do que Bob Marley quando o assunto é Reggae, e é uma pena que ele tenha nos deixado tão cedo. A boa notícia é que sua mensagem e seu legado continuam muito vivos, inclusive no que diz respeito ao gênero em si e as filosofias que o compõem.

Em uma entrevista de 1979 durante visita à Nova Zelândia, Bob foi questionado justamente sobre o Reggae — algo que, na época, era uma novidade por ter sido exportado da Jamaica para o mundo. Ele explica, então, o que é esse gênero:

As pessoas da Jamaica tocam isso, assim como os músicos negros dos EUA tocam o Funk ou o Blues, entende? As pessoas da Jamaica tocam a ‘reggae music’.

Questionado se ele enxergava a possibilidade do Reggae ser copiado fora do seu país de origem, Marley comentou:

Bem, sabe, pode ser copiado. Mas não é sobre copiar. É o sentimento. Entende? A música carrega um sentimento. Se você perguntar para muitos músicos, eles sabem [o que é o Reggae], mas eles não conseguem fazê-lo.

As pessoas ainda estão procurando por essa verdade aqui. […] O único propósito que [o Reggae] tem é contar às pessoas sobre o Rastafári.

Em seguida, ele também falou sobre sua relação com a música desde cedo — inclusive contando como não tinha dinheiro para comprar discos, então ouvia somente o que estava na rádio — e sobre como é ser Rasta. Você pode ver essa entrevista completa e com legendas pelo vídeo abaixo.

Bob Marley falando sobre o segredo do Reggae





Lançamento



Lançamento do Clipe – AMAR É BOM do Lucas Kastrup Rehen baterista da banda ponto de equilíbrio.
Vídeo clipe já está no ar com participações de vários artista de peso como:

Ashanti Roy e Watty Burnett (The Congos) + Solano  Jacob + Alqmiztah + Bárbara Sampaio + Bruno Bstk, com o apoio de Vras77 +  Ana Júlia Bitelli + Edson Pará + Manoel Araújo Produções  + Alexandre Maronna + Fatiado Discos

E Hataka Studios.

Confira:


Gilberto Gil Kaya N'Gan Daya (2002)

Gilberto Gil Kaya N'Gan Daya (2002)


Em 2002, 21 anos após a morte de Marley, Gil põe para fora o álbum Kaya N'gan Daya e o DVD Kaya N'Jamaica, integralmente dedicados a homenagear o supremo mestre jamaicano. O compositor baiano acerta de vez as contas com Marley, a quem aponta como um de seus ídolos máximos. Gil, que travou contato com a música de Bob pela primeira vez no começo dos anos 70 (durante o exílio londrino), firma de vez sua relação com o rei do reggae, a quem nunca chegou a conhecer pessoalmente.

Artista: Gilberto Gil
  • Álbum: Kaya N'Gan Daya
  • Ano: 2002
  • Gêneros: MPB, Reggae
  • Duração: 01:10:10
  • Qualidade: 128 Kbps
  • Tamanho: 66 MB
  • Gravadora: WEA

Lista de músicas

  1. Buffalo Soldier
  2. One Drop
  3. Waiting In Vain
  4. Table Tennis Table
  5. Three Little Birds
  6. Não Chore Mais (No Woman, No Cry)
  7. Positive Vibration
  8. Could You Be Loved
  9. Kaya N'Gan Daya (Kaya)
  10. Rebel Music (3 O'Clock Road Block)
  11. Them Belly Full (But We Hungry)
  12. Tempo Só (Time Will Tell)
  13. Easy Skankin
  14. Turn Your Lights Down Low
  15. Eleve-se Alto Ao Céu (Lively Up Yourself)
  16. Lick Samba